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O que faz um evento corporativo marcar presença na memória dos colaboradores

  • Foto do escritor: Maria Fernanda Assis
    Maria Fernanda Assis
  • há 11 minutos
  • 3 min de leitura

Os eventos internos deixaram de ser meras formalidades no calendário das empresas, hoje, eles se tornaram ferramentas estratégicas de engajamento, cultura organizacional e branding interno. 


No entanto, nem todo evento cumpre esse papel, muitos são esquecidos poucos dias após acontecerem e isso não é por acaso. A diferença entre um evento comum e um memorável está na experiência vivida pelo colaborador.


O que desperta emoção, gera conexão e permanece na memória não são apenas os discursos ou os brindes, mas a forma como o evento conversa com o indivíduo. 


Neste artigo, exploramos os principais elementos que transformam eventos corporativos em experiências marcantes, com base em dados atuais, exemplos práticos e tendências para 2025.


Personalização: o segredo para o engajamento autêntico

Eventos genéricos tendem a ser rapidamente esquecidos, diante disso, a personalização é a chave para a conexão emocional. 


Segundo a plataforma Bizzabo (2024), eventos personalizados geram 80% mais engajamento em comparação com eventos padronizados


Contudo, se você não sabe como personalizar seus eventos, aqui vão alguns exemplos: 


  • Convites digitais com nome e cargo dos colaboradores

  • Programações flexíveis baseadas em interesses (trilhas temáticas)

  • Espaços de reconhecimento personalizados (ex: “mural dos talentos”)


Além disso, ferramentas de IA, como o LinkedIn Recruiter,  LinkedIn AI Matchmaking e Brella vêm sendo aplicadas para sugerir conexões entre participantes com base em interesses comuns ou histórico de projetos.


Tecnologia imersiva: criando experiências sensoriais


Pessoas conversando em evento
Experiências com tecnologia estão em alta. Imagem: Reprodução

O uso de realidade aumentada, projeções mapeadas e ambientes virtuais é uma tendência consolidada para 2025. 


Esses recursos criam experiências multisensoriais e interativas, transportando o participante para contextos lúdicos ou futuristas.


Vale ressaltar que eventos que utilizam tecnologias imersivas geram uma retenção de memória de 70%, contra 30% dos eventos tradicionais.


Alguns exemplos de aplicações são os seguintes:


  • Realidade virtual para simular desafios empresariais

  • Estações interativas com gamificação digital

  • Projeções 3D para imersão em cases ou histórias da empresa

  • Sustentabilidade: valor percebido e propósito alinhado


Além disso, os colaboradores atuais, especialmente da Geração Z e Millennials, valorizam eventos com propósito, como escolhas sustentáveis, inclusão social e práticas ESG (Environmental, Social and Governance).


Gamificação: participação ativa e engajamento contínuo

Incorporar mecânicas de jogos aos eventos corporativos aumenta a atenção, promove interação entre participantes e reforça mensagens-chave de forma lúdica.


Dessa forma, eventos com gamificação têm até mais participação ativa em atividades, principalmente entre colaboradores com menos de 35 anos.


Mas você deve estar se perguntando: Como aplicar a gamificação nos meus eventos corporativos? Aqui vão algumas dicas:


  • Desafios entre times com rankings ao vivo

  • Caça ao tesouro com QR codes

  • Quizzes interativos com premiações simbólicas


Bem-estar e experiências humanizadas

Com a aceleração da pauta do cuidado emocional no ambiente corporativo, os eventos que priorizam bem-estar físico e psicológico ganham protagonismo. 


Assim, espaços de descompressão, atividades de mindfulness, sessões de massagem e alimentação saudável fazem a diferença na percepção dos colaboradores.


A R3 Viagens, em seu relatório sobre tendências para eventos (2025), aponta que eventos com foco em bem-estar aumentam em 41% a avaliação positiva dos participantes.


Cenografia e ambientação: os ambientes que contam histórias

A ambientação do espaço é fundamental para transformar um evento em uma experiência. A cenografia sensorial, que envolve aromas, texturas, sons e luzes, contribui para a criação de atmosferas que estimulam a memória emocional.


Nos últimos anos, os espaços “instagramáveis” vem aumentando o alcance espontâneo dos eventos, ao incentivar o compartilhamento nas redes sociais.


Algumas boas ideias para padronizar o ambiente são as seguintes:


  • Murais com fotos dos colaboradores

  • Espaços de projeção de mensagens da liderança

  • Estações temáticas que remetem à história da empresa

  • O papel da narrativa e do propósito


Faça seu evento corporativo na Villa Morena


Espaço interno da Villa Morena
Faça seu evento corporativo no espaço da Villa Morena. Imagem: Villa Morena

Um evento corporativo só se torna memorável quando vai além do script tradicional e investe na experiência humana.


Em 2025, isso significa personalizar, emocionar, surpreender, engajar e promover bem-estar, tudo isso com responsabilidade social, tecnologia e propósito.


As empresas que entendem que eventos são estratégias de branding interno constroem culturas mais sólidas, equipes mais conectadas e reputações mais admiradas.


E, se você procura um espaço para fazer seu evento no Rio de Janeiro, conheça a Villa Morena, que está localizada em meio às belezas naturais da Mata Atlântica


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